O envia para quarentena itens suspeitos ou não desinfectáveis, bem como spyware e ferramentas de hacking detectadas.
Quando os itens suspeitos são enviados para quarentena para análise, verificam-se três cenários possíveis:
Os itens são considerados maliciosos: São desinfectados e restaurados para a sua localização original, desde que exista uma rotina de desinfecção.
Os itens são considerados maliciosos, mas não existe rotina de desinfecção: São eliminados.
É determinado que os itens em questão não são maliciosos. São directamente restaurados para a sua localização original.
Em computadores com Linux, nem os itens suspeitos nem o malware detectado são enviados para quarentena.
O malware detectado é desinfectado ou removido e os itens suspeitos são comunicados, mas não é tomada qualquer medida sobre eles.
Estes computadores têm apenas quarentena local. Depois de os ficheiros terem sido enviados para quarentena, pode escolher executar qualquer uma das acções disponíveis neles (marcar como suspeitos, reparar ou eliminar).
Na janela principal da consola Web, clique em Quarentena. A janela está dividida em duas secções: uma área de procura e uma secção que apresenta a lista de resultados.
Na área de procura, pode filtrar os itens que pretende ver. Há quatro parâmetros de filtragem:
No menu Razão, seleccione o tipo de ficheiros a localizar. Os ficheiros são classificados de acordo com a razão pela qual foram postos na quarentena.
Por predefinição, a janela apresenta os itens que foram enviados para quarentena como suspeitos.
Uma vez seleccionado o tipo de ficheiro a localizar, seleccione o grupo de computadores que pretende procurar.
Seleccione o período pretendido.
Clique em Localizar.
Se quiser restaurar um dos itens localizados, seleccione a respectiva caixa de verificação, clique em Restaurar e responda afirmativamente à mensagem de confirmação. O item desaparece da lista de procura e aparece na janela Ficheiros excluídos da análise.
Se quiser eliminar um dos itens localizados, seleccione a respectiva caixa de verificação, clique em Eliminar e responda afirmativamente à mensagem de confirmação.
Se existirem vários itens que contenham o mesmo tipo de malware, ao restaurar ou eliminar um deles, os outros também serão restaurados ou eliminados.
Sempre que posicionar o ponteiro do rato sobre um dos itens da lista de procura, aparece uma etiqueta amarela com informações sobre o item.
A coluna Computador apresenta o nome do computador ou o seu endereço IP, dependendo da opção seleccionada na secção Vista predefinida, em Preferências.
A coluna Grupo indica o grupo ao qual pertence o computador. O caminho completo do grupo só é apresentado na descrição e nos ficheiros Excel e CSV obtidos após a exportação dos dados apresentados na consola.
Graças à sua Tecnologia anti-exploit, faz uma cópia de todos os itens que envia para quarentena. Se existir um erro ou a se solução enviar um item para quarentena que não deveria estar em quarentena, pode ser restaurado para a sua localização original.